quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Lançamento de Martelo-Descrição



A origem do lançamento do martelo é também ancestral e inicialmente consistia no arremesso de um martelo rígido. Actualmente consiste no lançamento de um artefacto composto por uma pega, um cabo e uma cabeça metálica que somam 7, 26 Kg para os Homens e 4 Kg para as Mulheres. Após uma fase inicial em que o lançador imprime aceleração ao engenho (molinetes) o lançador aumenta essa velocidade de aceleração do engenho rodando sobre si próprio para terminar largando o engenho no momento apropriado.
http://torneiocastelodevide.blog.com/Lançamento%20do%20Martelo!/

O regulamento moderno da prova foi elaborado em 1887 em Inglaterra. O lançamento do martelo estreou nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, com a presença de cinco competidores. O vencedor foi John Flanagan , um imigrante escocês naturalizado estado-unidense, que tinha conseguido o recorde mundial em 1895, quando ainda morava nas Ilhas Britânicas. Flanagan, que ganhou três medalhas de ouro consecutivas nos Jogos Olímpicos, é considerado o pai do esporte. O evento de senhoras estreou-se nos Jogos de Sydney em 2000. A primeira campeã olímpica foi Kamila Skolimowska da Polónia. Entre 1956 e 1992, a modalidade foi dominada por atletas do Bloco de Leste, que só falharam quatro das medalhas olímpicas atribuidas neste período.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_martelo

O lançamento do martelo é uma prova do atletismo bastante antiga que tem séculos de existência. Segundo conta a história, os primeiros martelos eram de pedra, fixados por um cabo de madeira rígida e só mais tarde vieram a ser substituídos por um martelo de ferro. Já no século XIII, o lançamento do martelo era muito popular na Irlanda e na Escócia. Ao que parece, o rei Henrique VIII foi um entusiasta lançador de martelo. Naquele tempo, o lançamento realizava-se sem molinetes e com um único giro. Muito mais tarde, a regulamentação do lançamento do martelo foi-se aperfeiçoamento até chegar aos nossos dias.
http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/martelo.pdf

Nenhum comentário: